segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Leque do Tai Chi

O Leque, uma arma tradicional em diversos estilos de Wushu, foi introduzido no Tai Chi recentemente, por volta da década de 1970. Apesar de não termos dados precisos, acredita-se que essa prática tenha sido criada fora da China continental.
Desde então, alguns Mestres criaram seqüências do Leque do Tai Chi - 太极扇 (Tai Chi Shan), baseadas principalmente no Estilo Yang.


Nossa 1ª aula de Leque

Atualmente, o Comitê Nacional de Esportes da China está em processo de incorporar às rotinas de exibição e competição, uma seqüência padronizada do Leque do Tai Chi, baseada no Estilo Yang.

Apesar de ter sido concebido como um "inocente" assessório pessoal, o Leque nas mãos de um lutador permite muitas aplicações marciais:

•    Fechado, junto ao antebraço, o Leque serve como defesa para ataques de armas longas, como, por exemplo, do Bastão; semi-aberto, ajuda nas técnicas de agarramento (Na).

•    A extremidade de sua parte mais compacta, onde as varetas se unem formando um cabo, servem para atacar pontos vitais, e suas varetas externas podem usadas para golpear os locais que interrompem a respiração ou circulação do oponente.

•    Seus movimentos súbitos de abrir e fechar, que provocam um som alto e penetrante, são utilizados para distrair o oponente, desviando sua atenção, de forma a facilitar a defesa ou a aplicação de um golpe de ataque.    

Tradicionalmente leves, feitos em tecido de seda, com bonitos desenhos, preso em varetas de bambu ou madeira leve (hoje encontra-se até varetas de material sintético), o Leque Marcial é mais pesado, já que as duas varetas das extremidades (ou mesmo todas), são de metal, para permitir maior eficácia na aplicação dos golpes.


Fonte: www.taochia.pro.br








by Taichirajá I

2 comentários:

  1. Olá Bom dia,

    Poderia me indicar mais informações sobre o uso dos leques no Tai Chi Chuan e referências de filmes que demonstrem o seu uso? Estou fazendo uma exposição sobre os leques e estou reunindo informações a respeito dos leques no oriente. Desde já agradeço.

    Thiago

    ResponderExcluir

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!