sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Harmonia Espiritual


Técnicas chinesas do feng shui buscam trazer o equilíbrio nos ambientes por meio de cores e elementos da natureza



0.844817268044685
Todos querem paz, saúde e harmonia em suas vidas, relacionamentos e, principalmente, em suas casas. Uma das formas de alcançar esses objetivos é a prática da arte chinesa feng shui. Essa arte busca integrar o ser humano com a terra, o céu e outros elementos da natureza. Sua aplicação, associada às técnicas do tai chi chuan e chi kung, visa trazer a saúde e a prosperidade para os praticantes.
A palavra feng shui pode ser traduzida por vento e água, e sua pronúncia correta em mandarim é fon xuei. A pronúncia feng shui é originária dos EUA. Os dois elementos da natureza estabelecem uma relação com o yin yang, que são ideogramas do fen shui que têm a função de conservar as energias positivas de um ambiente e bloquear as negativas.

O principal elemento para compreensão e prática do feng shui é o entendimento do chi, energia vital que impulsiona a vida. Outros princípios básicos devem ser seguidos, como o estudo da forma e seu poder energético; o uso do simbolismo dos cinco animais sagrados e o conhecimento do princípio da polaridade yin e yang. Os estudos dos padrões de classificação da energia ou cinco elementos (metal, água, madeira, fogo e terra) também servem como base para o estudo de feng shui, em todas as modalidades de aplicação prática que se pretenda seguir.

Teorias
O feng shui tem como base as teorias da cinco transformações do chi que são compostas dos elementos fogo, água, terra, madeira e metal. São cinco  atributos que ajudam a transformar o mundo e seus conteúdos. Através desses elementos, é possível fazer uma avaliação de tudo que existe no universo e o que mantém a ordem e o caos em nosso mundo. As técnicas foram desenvolvidas através de experiências dos chineses para expressar ideias e representar fenômenos através de códigos culturais, visuais e estilísticos.
Os cinco elementos interagem entre si e não podem ser analisados de forma isolada. Podemos usar como exemplo o fogo; os chineses pensaram o fogo como equivalente físico dos elementos, uma energia base. A terra não representa apenas o solo do planeta, mas também os demais elementos. A palavra elemento tem o sentido das variações do chi de forma que transcende o conceito comum.

Aplicações

Para a análise de imóveis, tanto residenciais como comerciais, são utilizadas as seguintes técnicas de acordo com a avaliação do profissional especialista. As estrelas voadoras (xuan-hong fei xing) consistem em analisar as energias da edificação de fora para dentro, com o intuito de reforçar as energias positivas e amenizar as negativas.

O ba zhai é a análise dos quatro portais energéticos auspiciosos e não auspiciosos de acordo com as características do morador e da localidade da residência. A cosmologia chinesa busca compreender as tendências psicoemocionais a fim de projetar as possibilidades de crescimento criativo e determinar os melhores e piores momentos para se realizar eventos importantes. Feita a análise dos diversos tipos de energia e suas interferências nos ambientes, são colocadas curas nos pontos onde há necessidade de equilibrar energia vital.

Segundo Cleide Helena Leitão de Azevedo, arquiteta especialista em Feng Shui, as curas são elementos que colocamos em determinados locais dos ambientes para potencializar energias positivas e neutralizar as energias negativas, atrair prosperidade, boa saúde e bons relacionamentos. Porém elas devem ser colocadas com análises e critérios sob a ótica de um consultor qualificado.

Princípios e dicas para a utilização da técnica
A especialista Cleide Helena Leitão, com base nos estudos do tipo de energia e da técnica de avaliação utilizada, define a cura com base nos cinco elementos:

Fogo
Está relacionado a tudo que ilumina; abajur, velas, fogueira, lampião e luminárias. Nas artes pode ser representado por tudo que retrate algum tipo de luz. A cor que o representa é o vermelho.

Terra
Pode ser representada por telhas, vasos e esculturas de barro. Na pintura, paisagens onde a terra se destaca. As cores variam entre os tons amarelados até o marrom.

Água
É representada por aquários, fontes, piscinas, tudo que estiver água em movimento. Nas artes, além das águas, objetos reflexivos como cristais.

Madeira
Objetos como porta-retratos, móveis, pisos, forros, plantas que tenham um sentido vertical. As pinturas com motivos de plantas, árvores e flores podem representar esse elemento, assim como a cor verde em parede.

Metal
Pode ser encontrado em diversas formas como prata, zinco, latão, ouro, cobre e alumínio. Nas artes, como esculturas. As cores que o representam são branco e cinza.


Algumas indicações gerais podem ser usadas em quaisquer ambientes sem causar impactos negativos:

As plantas e flores representam vida e crescimento interior, trazendo prosperidade para a família e equilibrando o ambiente. Os animais domésticos filtram as energias maléficas e corrigem os problemas de harmonização, porém eles devem ser bem tratados com alimentação adequada e higienizados;

Os sinos dos ventos curam através dos sons que emitem, espalhando boas energias. São remédios para a alma;

Os mantras são frases consideradas sagradas. Funcionam como uma oração e podem ser utilizados para atrair equilíbrio a um determinado setor da casa;

Os espelhos devem ser utilizados com muito cuidado; eles refletem as energias que estão pulsando em um determinado ambiente e esta energia pode ser benéfica ou maléfica;

Troque gravuras, fotos ou quadros tristes por motivos alegres ou que tragam paz;
Livre-se de tudo que não tem utilidade. Doe roupas e sapatos que tenham mais de um ano que não foram usados, eles não lhe farão falta;

Abra as janelas da casa e deixe a luz circular por pelo menos duas horas diariamente;
Corrija infiltrações em paredes e tetos;

Faça revisão nas instalações elétricas e hidráulicas periodicamente;
Evite colocar aparelhos eletrônicos nos quartos.


Fonte: Editorias / DM Revista


 
by Taichirajá I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!