terça-feira, 1 de maio de 2012

Tai Chi Chuan: um aliado no tratamento da hipertensão.


A hipertensão arterial é o principal fator de risco cardiovascular, e o stress é um problema que está diretamente relacionado a esse distúrbio. Estudos científicos apontam uma nova alternativa para o combate a esses problemas: a prática de atividades que induzem ao relaxamento, como o Tai Chi Chuan. Esses estudos indicam que, no longo prazo, o Tai Chi produz efeitos positivos no combate ao  stress , na redução da ansiedade e na melhoria da função respiratória. Benefícios com a prática dessa arte milenar oriental também são sentidos por pessoas com insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, artrite e esclerose múltipla.

Terezinha de Oliveira, 71 anos, é hipertensa. Há mais de três anos passou a ter aulas de Tai Chi Chuan no Supremo Tai Chi, antes Espaço Interação Corporal – turma de Alphaville, com a Professora Valéria Sanchez. “Eu sofro com a hipertensão há mais de 20 anos e faço uso de remédios para controlar minha pressão arterial. Nem sempre eles surtem o efeito desejado”, conta Terezinha. E ela continua: “Comentei isso com a Professora Valéria e ela pediu que, na aula seguinte, eu levasse meu aparelho para aferir a pressão. Medimos minha pressão antes e depois de 25 minutos de prática do Tai Chi Chuan. Para minha surpresa, nesse curto intervalo minha pressão havia baixado dois pontos”.

O aprofundamento dos estudos sobre os benefícios trazidos pelo Tai Chi Chuan abre um caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a hipertensão arterial, reduzindo a necessidade do uso de remédios. Além de gerar economia substancial para o bolso de quem precisa desses medicamentos. A prática do Tai Chi tem a vantagem de não ter efeitos colaterais ou contra-indicações, de produzir benefícios outros, além do controle da pressão arterial. Mas é importante ressaltar: assim como os medicamentos, ela pode não funcionar para todas as pessoas. Por isso mesmo o acompanhamento médico é imprescindível, para monitorar a evolução de cada caso e avaliar os resultados.



Fonte: http://www.supremotaichi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!