domingo, 2 de dezembro de 2012

2013 蛇年快樂 !!! ( 2013 Ano da Serpente) Terá Inicio no dia 09 de fevereiro

As tradições chinesas e as previsões para o ano da Serpente


O Ano Novo  Chinês  é a celebração mais importante do calendário chinês. O  ano chinês 4711, o ano da serpente começa, em 10 de fevereiro de 2013.


Considerada um símbolo de boa sorte na China, ano regido pelo signo da Serpente trará amor e sabedoria, mas pede calma, reflexão e planejamento.

Para a Astrologia Chinesa, 2013 será o Ano da Serpente. Segundo os chineses, o ano novo só se inicia em 10 de fevereiro, pois eles se baseiam no calendário lunar, que dura doze meses e 29 dias, e não no calendário solar, usado aqui no ocidente e nosso velho conhecido. Cada ano lunar é regido por um signo, representado por um animal que empresta suas características àquele ano. Para os chineses, o Ano da Serpente trará uma temporada de muita reflexão, planejamento e procura por respostas. Nada muito diferente do que já é esperado com a regência de Saturno.
Mas, não pense que isso se refere a algo pesado ou difícil. A Serpente carrega consigo um aspecto positivo, de muita sorte. Para os chineses este é um animal sagrado! Será um ano em que nos sentiremos protegidos por nossa própria sabedoria. Por outro lado, embora tudo possa ter um ar fresco e calmo, o ano da serpente costuma ser sempre imprevisível.
Olhando para trás na historia, vemos que anos regidos pela serpente nunca são muito tranquilos. Muitos desastres que se iniciaram no ano do dragão (2012) tendem a culminar no ano da serpente. Estes dois signos têm uma relação muito próxima e as calamidades dos anos da serpente resultam, frequentemente, dos excessos cometidos durante o reinado dos dragões.
No amor, as notícias são boas, mas a calma deverá ser mantida! Para quem está solteiro, a Serpente promete trazer um ano de romance e cortejo. Para quem está comprometido, as brigas podem ser mais intensas, repletas de escândalos de todo o tipo, fique atento! Veja onde pisa e seja mais cauteloso. Nada de deixar o coração falar mais alto.
As pessoas nascidas no Ano da Serpente são consideradas nobres dentro da Astrologia Chinesa. Tudo devido a sua sabedoria e capacidade de compreensão. São extremamente sensuais, supersticiosas, orgulhosas e vaidosas, além de muito refinadas.
 Fonte: http://www.zastros.com.br

Tradições chinesas no ano novo
A chegada do Ano Novo Chinês coincide com o início da primavera no oriente, sempre no final de janeiro ou início de fevereiro. Por isso, conta Tereza, há um ditado popular chinês que diz: "Todos os planejamentos do ano se fazem na primavera".
Na véspera do Ano Novo, as pessoas fazem limpezas gerais. "Limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas, etc", diz.
O yang (polo ativo) é representado pela cor vermelha, por ser vibrante. Então essa é a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo. "As mulheres da família procuram usar um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte e um bom ano. Além desta cor, outras cores da sorte são o amarelo e o roxo", explica.
No último jantar do ano a família fecha o ciclo anual com pratos especiais, para trazer todo o tipo de sorte e felicidade. "Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti representando a prosperidade; e o talharim (macarrão) que representa vida longa, muito usado em aniversários", afirma Tereza. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou embalagens vermelhas.
Tal refeição é feita em uma mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família. "As pessoas procuram perdoar as ofensas, esquecer as diferenças e evitar os maus pensamentos. Tudo é comemorado com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade", conta.
Segundo a terapeuta, lanternas vermelhas fazem parte da decoração chinesa nessa época. Elas são acesas e penduradas diante da porta principal e só são retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos.
"No primeiro dia do ano é muito comum as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro. Este envelope é distribuído pela matriarca da casa [avó ou bisavó] com propósitos auspiciosos", diz.
Outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. "O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para trazer sorte e realização", afirma ela.

Outra forma desse mesmo costume é o "Espalhar da Primavera", quando as pessoas escrevem em um papel vermelho com uma letra bem bonita o pedido. "Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca visar prejudicar alguém. Depois de mentalizado o pedido, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o que foi desejado".
 Fonte:http://anamariabraga.globo.com

春節快樂 !
Feliz Ano Novo Chinês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!