quarta-feira, 15 de maio de 2013

Poemas Sobre o Tai Chi "A Canção do Circulo livre"



Dentro do circulo, Chien (o céu) e Kung (a terra) são grandes
Com Todo seu esplendor o Sol e a Lua são eternos
Yin e Yang mudam incessantemente
Enquanto o duro e suave sobe e desce
Perfeita, na realidade, é a redondeza, porque circulo  livre precisa de
separação ou força em excesso.

Os pés seguem o avanço das mãos, enquanto a cintura e as pernas fazem o papel principal.

Para cima e para baixo em perfeita harmonia
O movimento é expresso nas duas mãos .
Respondem aos estímulos com perfeita calma.
Estenda a mão para tocar o peito do seu oponente
O Poder do circulo livre é invencível.
Abale a raiz do seu oponente, com perfeita calma.
Se o adversário levantar uma mão para me desfiar, escolho puxá-la
para baixo ou empurrá-la, mas nunca me afasto do seu movimento para baixo.
Quando o oponente escolhe empurrar, realiza um movimento para baixo e em seguida me levanto.
No entanto, ao abrir não deve esquecer de tender para baixo, porque o adversário se apressará em imobilizar-me.
Quando esquerda e direita não erram, sua superiodade será evidente
De todas as maravilhas do Tai Chi, o circulo livre é o rei.

Movimento

No movimento se separa; no repouso se une.
Separação é a separação do Yin e Yang; união é a união do Yin e Yang.
Isto é a forma do Tai Chi.
Separação e união se referem a si mesmo.
"Meu oponente não me entende, mas eu o entendo".
Isto é o que significa interpretar a energia.
Após um estudo prolongado se chega à compreensão.

Atrair

Atraia a energia do seu adversário e quando ele agir no vazio, una-se e surja.
Com apenas cem gramas se desviam   mil quilos.
Unir significa desviar. Se conseguir entender o significado deta  palavra, você será conduzido à verdadeira compreensão.

Fonte: Extraído do Livro Tai Chi Para Todos de MarcoOZero






   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!