sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cinco princípios essenciais do Taiji quan



1) Esvaziar a nuca e manter a energia no sincipúcio (cume)

Manter a energia no sincipúcio é conservar a cabeça e o pescoço direitos, e 'suspender a cabeça pelo cocuruto'. Aquele que conseguir manter a energia no sincipúcio será capaz de executar os movimentos corretamente; sua energia espiritual estará ligada ao cimo da cabeça. Convém não empregar a força muscular, que enrijeceria o pescoço, estorvando a circulação do sangue e do sopro. Para esvaziar a nuca faz-se mister enxotar todo pensamento vulgar, de sorte que suba o sopro puro e desça o impuro. Se se puder esvaziar a nuca e manter a energia no sincipúcio, a força vital se movimentará por si mesma; leve e ágil, o corpo inteiro estará bem centrado, sem se inclinar para um lado ou outro, e as pernas estarão na posição do cavaleiro numa sela de grande estabilidade.


2) Recolher ligeiramente o peito e esticar as costas

Para recolher ligeiramente o peito, é preciso mantê-lo encolhido e, ao mesmo tempo, conservá-lo relaxado. O peito é mais ou menos recolhido de acordo com os movimentos. Uma vez recolhido o peito, os ombros podem ser solidamente presos e os braços, alongados.Se se arquear o peito, o sopro, comprimido nesse nível, não circulará nos braços; a parte superior do corpo ficará pesada, a parte inferior, leve, e os pés não se manterão com firmeza no solo. Para recolher o peito temos de esticar as costas, isto é, relaxar a coluna vertebral, como se ela estivesse sendo puxada para cima. Ao mesmo tempo, deve-se relaxar os ombros e deixar que os cotovelos caiam ao longo do corpo, para não comprimir os pulmões e não prejudicar o processo fisiológico. Da mesma forma, precisamos zelar para que o sopro adira às costas, penetre na coluna vertebral e ali se acumule; em seguida, recolher ligeiramente o peito e esticar as costas, a fim de nos encolhermos antes da emissão (de energia). A energia lançada parte da coluna vertebral, e por aí se vê que não se trata unicamente da força muscular dos braços.

3) Relaxar os ombros e deixar que os cotovelos caiam

Na prática do Taiji quan convém empregar o pensamento criador e não a força muscular. Os ombros devem estar relaxados e os cotovelos, caídos ao longo do corpo. Dessa maneira, os ombros podem ficar solidamente presos e os braços, esticados. Se houver o mesmo afastamento entre os dois ombros e os dois cotovelos, a energia poderá circular até as mãos e ser emitida. Caso contrário, os cotovelos estarão na 'horizontal' e os ombros, erguidos; disso resultará que os braços não serão senhores da força muscular e não terão, de modo algum, agilidade, naturalidade e vivacidade; não seria possível, por isso mesmo, a emissão de energia.

4) Concentrar o sopro no campo de cinábrio

Concentrar o sopro de céu anterior no campo de cinábrio corresponde, na prática, a um relaxamento da cintura e do abdômen. Se se puder relaxar a cintura e o abdômen, o corpo inteiro começará a distender-se, articulação por articulação; graças a isso, o sopro e o sangue circularão sem impedimentos, os pés terão força, a bacia, estabilidade. Diz o tratado: 'A energia enraíza-se nos pés, desenvolve-se nas pernas, é comandada pela cintura'. Diz ainda: 'O sopro semelha uma roda, a cintura, um eixo'. Isso mostra a importância da cintura. Mercê do relaxamento da cintura e do abdômen, os movimentos giratórios se efetuam com agilidade e vivacidade, todo o corpo se move com a mesma presteza. Se a cintura e o abdômen estiverem contraídos, os movimentos serão lentos e dificultosos, a energia não poderá ser emitida. Não é esse o método do Taiji.

5) Manter o cóccix no eixo

Na execução de cada movimento, que deve ter um centro e ser efetuado com facilidade, faz-se mister, além disso, manter o cóccix no eixo. Por quê? Porque o essencial é saber emitir a energia em cada movimento e, para fazê-lo, devemos ser capazes de manter o cóccix no eixo; dessa maneira obteremos os maiores resultados no momento da emissão da energia. Eis por que 'manter o cóccix no eixo' é, com efeito, o princípio fundamental do Taiji quan; assim como cada movimento é diferente, são-no também as condições de aplicação desse princípio. O mais importante, porém, é estabelecer uma relação entre a direção da emissão da energia e a posição das mãos, da cintura, das pernas, da cabeça, dos pés, etc., de modo que a direção resultante das diferentes forças passe pelo centro de gravidade do corpo. Exercitando-nos continuamente, não somente obteremos resultados na ocasião da emissão de energia, mas também seremos exímios na utilização da força de inércia do corpo. Além disso, se não se inclinar para um lado nem para o outro, o corpo conservará um centro e um eixo, e os movimentos serão executados com estabilidade. Isso está perfeitamente de acordo com as teorias da dinâmica em física. No que respeita ao princípio 'manter o cóccix no eixo', os velhos mestres não deram muitas explicações, o que é muito lamentável. Esforça-me-ei, contudo, por explicá-lo tomando por exemplo o movimento 'passo para frente com torção do tronco e roçadura do joelho' executado à esquerda. Se, no momento de executarmos o movimento ' a cegonha abre as asas', alguém nos atacar pela frente desferindo um golpe com o pé direito, efetuaremos um movimento giratório para a direita, dobraremos o joelho direito e colocaremos o centro de gravidade do corpo sobre esse pé; com as pernas dobradas, avançaremos o pé esquerdo, roçaremos com a mão esquerda o joelho esquerdo e afastaremos com essa mão a perna direita do adversário; simultaneamente descreveremos, num plano vertical, com a mão direita, um círculo de trás para frente, fazendo-a passar perto da orelha. O gira a partir da cintura. No momento em que o peso do corpo estiver distribuído igualmente nos dois pés, a ponta do pé direito  terá voltado para dentro, de modo a formar um ângulo de trinta graus com a linha frente-atrás. Se o pé esquerdo estiver nessa linha e os calcanhares afastados um 'punho' (cerca de dez centímetros) um do outro, o corpo continuará a girar a partir da cintura, para ficar de frente; simultaneamente, a perna direita, que estava dobrada, se estenderá, a mão direita se distenderá para a frente, como a distensão de uma mola comprimida; é esse o significado da frase: 'A energia se enraíza nos pés, desenvolve-se nas pernas, passa pela coluna vertebral e chega às mãos'. O resultado dos esforços verifica-se num abrir e fechar de olhos. A extremidade do dedo indicador da mão direita, a ponta do nariz e o cóccix estão no mesmo plano vertical. Nesse momento, o corpo ligeiramente inclinado para frente está no prolongamento da perna direita. A energia fixou-se no sincipúcio e no calcanhar. Com a mesma força, o pulso esquerdo faz pressão para baixo, de sorte que há igualdade entre a direita e a esquerda. O peito está recolhido, as costas esticadas, os ombros relaxados e os cotovelos pendentes; o sopro se concentra no campo de cinábrio, a energia espiritual dos olhos (o olhar) se dirige para a frente e fixa-se na ponta do dedo indicador direito. Dessa maneira, é possível reunir a força de todo o corpo na mão direita e emiti-la. Os movimentos são executados com a rapidez do relâmpago e uma força capaz de derrubar montanhas e erguer o oceano; estável como o monte Taishan, o corpo mantém-se num lugar onde não existe a derrota. Eis aí, mais ou menos, o que se entende por 'manter o cóccix no eixo'.

Fonte: Extraído do livro Tai Chi Chuan "Arte marcial, técnica da longa vida" pág 111 e 112



   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!