CHI KUNG (氣功)




Fonte: http://www.sbtcc.org.br/

Chi Kung


Chi que também pode ser escrito Ki, Qi ou Tchi significa energia.Kung que também pode ser escrito Ko, Gong ou Kun significa treina ou cultivar. Portanto, Chi Kung é a arte de treinare cultivar energia. Através do treino desenvolvemos a consciência da energia em nosso corpo e aprendemos a controlá-la.


O cultivo nos permite a captar mais energia da natureza evitando assim consumirmos as nossas reservas (jing qi inato), com isto obtemos uma melhor saúde e qualidade de vida. O Chi Kung é praticado na China há mais de 3.000 anos. É a base de todas as práticas terapêuticas orientais.


O treinamento e cultivo através do Chi Kung, consiste na execução de exercícios (para gerar energia), de posturas (para captar energia) e da respiração (para controlar a energia). 


Durante milhares de anos, milhões de pessoas têm beneficiado da prática de Chi Kung e crêem que melhorar a função de Qi (qi = energia) preserva a saúde e cura doenças. Acredita-se que a prática regular de Chi Kung ajuda a purificar o organismo de toxinas, restabelece energia, reduz ansiedade e stress, e ajuda a manter um estilo de vida saudável e activo. O Chi Kung é reconhecido como uma das tradições de cura mais poderosas alguma vez desenvolvidas na história humana. 


A maioria dos praticantes de medicina Ocidental, muitos praticantes da medicina tradicional Chinesa,bem como o governo Chinês, encaram o Chi Kung como um conjunto de exercícios respiratórios e de movimento, com benefícios para a saúde devido à redução do stress e prática de exercício.


Atualmente, milhões de pessoas na China e em todo o mundo praticam regularmente Chi Kung como um desporto para manter a saúde. O Chi Kung outras práticas relacionadas ainda estão associados às artes marciais e rotinas de meditação, realizadas por monges Taoistas e Budistas, artistas profissionais de artes marciais e seus estudantes. Estas práticas, anteriormente muito mais restritas, na era moderna tornaram-se amplamente disponíveis para o público em geral, tanto na China, como no resto do mundo. Quando souber como praticar o Chi Kung, não necessitará mais do que 10 minutos por dia. 


No stress do quotidiano, transferimos toda a energia para os nossos mecanismos de defesa, especialmente  nos ombros, parte de trás do pescoço e maxilares. Toda a nossa energia fica acumulada nessas áreas e o resto do corpo fica tenso e fatigado. O objectivo do Chi Kungé dividir a energia por todas as partes do corpo e encontrar equilíbrio e harmonia interior.


O Chi Kung tem sido uma enorme ajuda para fisioterapeutas de todo o mundo. A fisioterapeuta Charlotte Nordstrom explica que o Chi Kung aqui apresentado tem sido apreciado pelos seus pacientes, não só como um exercício diário para obter flexibilidade nos músculos e articulações, como também ajudou-os a combater, por exemplo, cefaleias, tonturas, fibromialgia e problemas relacionados com stress, tais como distúrbios do sono, ataques de pânico e outros, de uma
 forma impressionante.


Fonte:http://www.learn-qigong.com/portugues/exercicios-de-chi-kung.html



by Taichirajá I
Voltar