TAI CHI CHUAN ( 太極拳)



Tai Chi Chuan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).


 O Tai Chi se baseou na natureza - da observação de animais, por exemplo - mas sua efetiva fonte de energia encontra-se totalmente em nosso interior. É composto de movimentos circulares, simultâneos  com respiratórios, que vão relaxando o corpo à medida que são efetuados, sem utilização de força física. A sequência aprendida dos movimentos são contínuas, delicadas e circulares, desenvolvendo o alongamento do corpo e ativando a circulação do praticante, além de relaxar os músculos. Os movimentos em Tai Chi Chuan, baseiam-se na coordenação da mente, do corpo interno e do corpo externo.


Tai Chi - estilos

O Tai Chi Chuan é uma arte chinesa que surge na história daquele país, por volta do ano 1200 de nossa era. Foi lendariamente criado por um monge taoísta de nome Chang San Feng. Conta a lenda que este monge era versado em diversas artes marciais e queria reunificar os princípios filosóficos e os princípios físicos que na época estavam dissociados devido a muitas guerras na China. Chang San Feng, observando a luta entre uma garça (grou) e uma serpente idealizou os movimentos do Tai Chi Chuan. Outra versão da origem do Tai Chi Chuan descreve seu nascimento no seio da família Chen com o Mestre Chen Wanting à 300 anos atrás.

Historicamente temos 5 estilos de Tai Chi Chuan; Chen, Yang, Wu, Wu e Sun. É importante saber que o nome de cada estilo surge desde o nome de seu criador e que na verdade, a palavra "estilo", na China praticamente não se usa. Em chinês, quando se referem ao Tai Chi Chuan as pessoas literalmente dizem Tai Chi Chuan da família Chen ou Tai Chi Chuan da família Yang e assim por diante.

Desta feita, os criadores de cada um dos 5 estilos principais em ordem cronológica de aparecimento reconhecidos como tal na China atual são:

Estilo Chen – Chen Wang Ting
Estilo Yang – Yang Lu Chang
Estilo Wu – Wu Yuxian
Estilo Wu – Wu Jian Quan
Estilo Sun – Sun Lu Tang


Estilo Chen
Nome do local original de nascimento: Vila Chenjagou, Condado Wen, província Hunan.
Criador: Mestre Chen Wanting
Caracteríeticas especiais: alterna movimentos lentos e rápidos, inclui saltos e explosões nos movimentos e pisadas vigorosas. A Velha Forma, foi desenvolvida a partir da 17a. Geração da Família Chen.

Estilo Yang
Nome do local original de nascimento: cidade Guangfuzhen na área de Guangpingfu; Condado de Yongnian, província de Hebei + - 200 anos atrás.
Criador: Mestre Yang Lu chan que aprendeu com Mestre Chen Changxing 14a. geração da Família Chen.
Características especiais: movimentos suaves, lentos, velocidade homogênea, sem alteração de alturas, movimentos longos e grandes.

Estilo Wu/Hao
Nome do local original de nascimento: cidade de Guangfu, condado de Yongnian. Província Hebei.
Criador: Mestre Wu Yuxiang que aprendeu com os Mestres Yang Luchan + Yang Banhou + Chen Qingping.
Características especiais: lento, suave, com posturas pequenas e altas. Sua forma é menor.

Estilo Wu
Nome do local original de nascimento: desconhecido.
Criador: Mestre Wu Jian Quan que aprendeu com seu pai Wu Quanyu que aprendeu com Yang BanHou
Características especiais: Eles inclinam o corpo para o lado, mas quando inclinam, pensam em estar eretos.

Estilo Sun
Nome do local original de nascimento: desconhecido.
Criador: Mestre Sun Lutang que aprendeu com o Mestre Hao Weijian.
Características especiais: seus movimentos combinam 3 estilos de artes marciais: Estilo Wu de Tai Chi Chuan + Hsing I + Ba Gua.




Introdução ao Estilo Yang de Tai Chi Chuan por Mestre Yang Zhenduo

O Estilo Yang de Tai Chi Chuan é um dos estilos da arte do Tai Chi Chuan. Vem da era do Grão Mestre Yang Luchan, seus filhos Yang Banhou e Yang Jianhou e seus netos Yang Shaohou e Yang Chengfu.

Estas três gerações ansiaram pelo ideal de fazer com que o Tai Chi Chuan prestasse um serviço à humanidade. Acompanhando o desenvolvimento da sociedade, eles de forma cuidadosa pesquisaram e desenvolveram o estilo Yang a partir do estilo Chen. O Estilo Yang de Tai Chi Chuan todavia, mantém os aspectos de ataque e defesa, mantendo assim a essência marcial da arte. Os fundadores criaram uma forma que é vagarosa e suave, aberta e expandida, bela em sua aparência com uma força manifestada desde dentro. Tem características de ser pura e nova, não convencional e original. Emergiu das arenas da arte marcial Chinesa com o objetivo de melhorar a saúde, curar enfermidades, aumentar a expectativa de vida das pessoas e moldar o caráter, contribuindo assim de forma brilhante para o beneficio da humanidade. 

O estilo Yang de Tai Chi Chuan é trabalhado de forma muito fina, moderada, de forma racional e estruturada, de maneira firme, abrangente e completa, com certa natureza científica. Ele é uma combinação natural da arte marcial e um método para a preservação da saúde e cura de enfermidades. Ao mesmo tempo, combina de maneira exclusiva movimentos difíceis e ordinários, suaves e tensos. Esta combinação apropriada permite que o praticante sinta-se confortável, relaxado e feliz, desde o principio até o final, quando pratica a forma diversas vezes em uma sessão. A adaptabilidade do estilo é grande, sendo capaz de servir a diversas necessidades.
Produz muitos benefícios, satisfazendo os praticantes jovens e maduros e aqueles que buscam melhorar a saúde e curar enfermidades. O Estilo Yang de Tai Chi Chuan soma muitíssimo ao esplendor do tesouro das artes marciais chinesas. 

No ano de 1956 o Ministro Nacional de Desporto de China, utilizou as posturas do Tai Chi Chuan do Mestre Yang Chengfu como um modelo para criar as formas simplificadas de 24 posturas e de 88 posturas de Tai Chi Chuan. Desde o princípio do desenvolvimento das formas, elas foram muito bem aceitas pelas pessoas.

Estas formas tiveram um papel muito importante para o desenvolvimento do Tai Chi Chuan dentro e fora da China.
A teoria básica do Estilo Yang de Tai Chi Chuan é um padrão para seu próprio desenvolvimento saudável. O reverenciado Mestre Yang Chengfu escreveu os "Dez Princípios do Tai Chi" e "Falas sobre a Pratica do Tai Chi Chuan" e agora depois do teste do tempo estes escritos são, todavia, considerados um critério a ser seguido para um saudável desenvolvimento do Estilo Yang de Tai Chi Chuan. 

Observar o desenvolvimento do estilo Yang de Tai Chi Chuan nos proporciona prazer e satisfação. Neste momento, o número de praticantes se estende no mundo todo, aumentando diariamente. O Tai Chi Chuan é muito mais difundido e tornou-se popular, realizando a esperança de contribuir para o bem estar da humanidade. 

Fonte da Pesquisa: Site Equilibrius


by Taichirajá I

Um comentário:

  1. Comentários bastantes esclarecedores,página maravivilhosa parabéns para este grupo Taichirajá.

    ResponderExcluir

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!